Passo a passo para a implementar a norma ISO 9001 11 98646-5220 11 3280-2717
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - São Paulo - SP

Passo a passo para a implementar a norma ISO 9001

Cristiano Barros

março 24, 2021

Basicamente o processo de implantação da norma ISO 9001, é baseado no PDCA. O PDCA vem das siglas em inglês: P = Plan (planejar), D = Do (fazer, realizar), C = Check (checar, verificar), A = Action (agir, realizar).

Primeiramente desenvolvemos um Plano, depois Realizamos o que foi planejado, Checamos para verificar se o que foi realizado foi colocado em prática conforme o planejado, e por fim tomamos Ações para melhorar o nosso sistema e/ou corrigir falhas (NC), que foi encontrado durante as auditorias.

Veja abaixo os detalhes do processo para implantação a norma ISO 9001:

Passo 1 – Tomada da decisão de certificar a empresa;
Passo 2 – Escolher uma empresa de Consultoria;
Passo 3 – Escolher o melhor método de implantação;
Passo 4 – Treinamento da Interpretação da Norma ISO 9001:2015;
Passo 5 – Planejamento do sistema de gestão da qualidade;
Passo 6 – Atividades operacionais;
Passo 7 – Avaliação do desempenho;
Passo 8 – Melhoria continua;
Passo 9 – Certificação.

Passo 1 – Tomada da decisão de certificar a empresa de acordo com a norma ISO 9001

É o momento em que a empresa entende ou decide que obter o Certificado ISO 9001 é fundamental para melhorar os processos, aumentar a performance e satisfazer a necessidade do cliente.

Passo 2 – Escolher uma empresa de Consultoria

Implementar um sistema de gestão da qualidade exige experiência e conhecimento no assunto, por isso é fundamental escolher uma empresa de sua confiança para ajudar a conquistar o seu objetivo.

Passo 3 – Escolher o melhor método de implantação

Existem 3 tipos de implantação: presencial, online e através de um sistema de auto implantação. Conhecer cada método e saber qual é o melhor para você e sua empresa é muito importante, cada um possui uma particularidade e estar satisfeito com o método escolhido contribui para o sucesso da implantação.

Passo 4 – Treinamento da Interpretação da Norma ISO 9001

É de suma importância que todos os envolvidos recebam o devido treinamento de Interpretação da Norma ISO 9001, para estar apto a desenvolver suas funções e papeis dentro o sistema de gestão da qualidade.

Passo 5 – Planejamento do sistema de gestão da qualidade

No passo 5 é onde efetivamente iniciamos o processo de implantação do SGQ. Os itens da norma ISO 9001:2015 de planejamento do Sistema de Gestão da Qualidade são:

pItem 4 – Contexto da organização e todas as partes interessadas;
Item 5 – Liderança;
Item 6 – Planejamento;
Item 7 – Apoio.

Passo 6 – Atividades Operacionais

O Item 8 da norma ISO 9001:2015 estabelece as atividades operacionais :

8.1 – Controles operacionais;
8.2 – Requisitos para produtos e serviços;
8.3 – Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços;
8.4 – Controle de processos, produtos e serviços providos externamente;
8.5 – Produção e provisão de serviço;
8.6 – Liberação de produtos e serviços;
8.7 – Controle de saídas não conformes.

Passo 7 – Avaliação de desempenho

Após os passos anteriores, é hora de avaliar o desempenho do seu sistema de gestão, e através dos itens abaixo avaliamos o desempenho do nosso sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015.

9.1 Monitoramento, medição, análise e avaliação;
9.1.2 Satisfação do cliente;
9.1.3 Análise e avaliação.

Itens que fazem parte da avaliação do desempenho.
Item 9.2 – Auditoria Interna

A organização precisa realizar Auditoria Interna em intervalos planejados por profissionais qualificados e certificados afim de identificar falhas que possam afetar a performance dos processos do sistema de gestão da qualidade.

Item 9.3 – Análise crítica

A realização da reunião de análise crítica tem como objetivo avaliar o desempenho do sistema de gestão da qualidade, e seu resultado servirá para melhoria do sistema.

Passo 8 – Melhoria Continua

Depois da implantação, é hora de pensar nas melhorias que podemos realizar, a busca incessante pela melhoria continua dos seus processos, produtos e serviços é um dos objetivos que deve ser perseguido sempre. Por melhor que o seu sistema de gestão da Qualidade esteja hoje, amanhã sempre haverá pontos a serem melhorados.

Item 10.2 – Não conformidade e ação corretiva

Se por ventura o que foi planejado não pode ser alcançado por algum motivo, isto significa que houve uma falha, e identificamos falhas no sistema através do processo de Não conformidades. Para corrigir, mitigar e eliminar estas não conformidades que identificamos, tratamos através ações corretivas, para evitar que haja recorrência dos mesmos problemas. É melhor aprender com o nossos erros do que cometê-los de novo.

Passo 9 – Certificação

Após a implantação do sistema de gestão da qualidade é realizado uma auditoria por parte do organismo certificador para atestar que o sistema atende a todos os requisitos da norma.


Whatsapp KLASTON MANAGEMENT Whatsapp KLASTON MANAGEMENT